Octopus Diving Center

Follow us: Mudar para:

Ilha Terceira

    Ilha Terceira

Informação Geral

A Ilha Terceira é uma das nove ilhas do maravilhoso Arquipélago dos Açores, situada no meio do imenso Oceano Atlântico. Pertence ao grupo central e tem, como vizinhas, São Jorge, Graciosa, Faial e Pico. Do arquipélago fazem parte o Grupo Oriental, constituído pelas Ilhas de São Miguel e Santa Maria e o grupo mais Ocidental, constituído pelas Ilha das Flores e do Corvo.
A Ilha Terceira, de origem vulcânica, apresenta uma área de 402,2 quilómetros quadrados (29 km de comprimento e 18 km de largura), tem cerca de 59 000 habitantes, sendo a terceira maior do grupo. Tem a sua capital situada na bela Angra do Heroísmo (primeira cidade Europeia do Atlântico, classificada como património da Humanidade, pela UNESCO, em 1983).
A geomorfologia da ilha faz com que ela apresente paisagens muito variadas e de enorme beleza, não só terrestre, como também subaquática.
Este é um destino de férias tranquilo e relaxado, longe de multidões e do turismo de massas. Aqui, pode ter umas ótimas férias de mergulho com a sua família e amigos, num ambiente seguro e calmo. Se o seu objetivo são umas férias de praia, com sol garantido, então os Açores não são o destino certo. No entanto, se procura umas férias onde visitar a praia é apenas uma de muitas atividades, então os Açores podem muito bem ser o destino perfeito!

Clima
O clima na Terceira é variável!  O clima é temperado durante todo o ano; a temperatura média do ar varia entre 11 e 26 ° C, dependendo da época do ano e a  do Oceano circundante, em média, entre 15 e 24 ° C. Os locais têm um ditado/sentença: você pode "saborear" as quatro estações num só dia! O sol e a chuva lutam constantemente por protagonismo, dando origem às belas paisagens verdes que aqui pode apreciar.

Novembro - março - alguns dias de sol brilhante, outros ventosos e nublados, com temperaturas médias entre 11 e 17 ° C.
Abril - maio e setembro - outubro - Clima quente, dias mais solarengos, com média de temperaturas entre 11 e 24 ° C.
Junho - agosto – dias quentes, de céu limpo, com temperaturas médias entre 15 e 26 ° C (com alguns dias de chegar aos 30° C).

junho - agosto – dias quentes, de céu limpo, com temperaturas médias entre 15 e 26 ° C (com alguns dias de chegar aos 30° C).

Língua/Moeda/fuso horário
A língua oficial é o Português, mas a maioria dos locais falam Inglês.
A moeda portuguesa é o Euro. Caixas multibanco são facilmente encontradas nas cidades e Vilas. Muitos restaurantes, hotéis e lojas aceitam Visa e MasterCard mas, para evitar contratempos, tenha sempre algum dinheiro consigo.
O fuso horário é GMT -1, menos uma hora do que em Lisboa.

Saúde e segurança
O Hospital da Ilha localiza-se na cidade de Angra do Heroísmo. Pode, ainda, encontrar Centros de Saúde nas cidade da Praia da Vitória e Angra do Heroísmo.
O número Nacional de Emergência é o 112.
As farmácias localizam-se, maioritariamente, nas duas cidades e estão abertas de 9h às 19h nos dias úteis e das 9h às 13h aos sábados. Para além destes horários, há sempre, pelo menos, uma farmácia de serviço, na ilha. 
A Terceira é uma Ilha muito tranquila e segura. Em algumas vilas, os locais ainda deixam aberta a porta das suas habitações.

Passear na Ilha
A melhor maneira de conhecer a ilha é de carro ou mota. Existem muitas rent-a-car em Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e aeroporto das Lajes.
Outra opção será viajar através da rede de autocarros; pode consultar todos os itinerários e horários em: http://www.evt.pt/percursos/
Pode ainda contratar serviços de passeios de jipe à volta da Ilha, em algumas empresas locais. Junto às Câmaras Municipais da Praia da Vitória e Angra do Heroísmo há sempre táxis disponíveis.

Compras
Na Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, pode encontrar lojas de comércio local, onde pode adquirir alguns souvenirs da ilha. Lojas de roupas e sapatos, cafés, padarias, etc., estão maioritariamente localizadas nos centros das cidades. Estão abertos durante a semana das 9h às 13h e das 14h às 18h e aos sábados até  às 13h e aos Domingos, normalmente ,estão fechados.
Há dois “grandes” supermercados na Praia da Vitória e Angra do Heroísmo: Modelo e Guarita, estão abertos todos os dias,  desde as 8h até às 21h.
Se preferir algo mais típico, pode visitar o mercado Municipal (Praia da Vitória e Angra do Heroísmo), abertos todos os dias da semana, onde pode comprar legumes frescos, frutas, peixe e carne. No mercado da Praia da Vitória pode ainda desfrutar de uma refeição leve e muito agradável no Café da Praça.
Na bela Vila dos Biscoitos, irá encontrar o vinho típico da região. Se é apreciador de queijo, deve incluir no seu roteiro uma visita à Vila 5 Ribeiras e provar o Queijo Vaquinha ou à Quinta dos Açores, perto de Angra, onde, para além de variados queijos, pode experimentar outros sabores regionais.

 
O que visitar?

Monumentos/museus
O forte de "São João Baptista do Monte Brasil" é uma parede grande, fortificada, com 2,5 km de comprimento.
O Museu de Angra do Heroísmo situa-se no antigo convento de São Francisco e é adjacente à igreja de "Nossa Senhora da Guia".
Os "Impérios"(monumentos religiosos) estão por toda a ilha e são considerados muito interessantes devido à sua fachada colorida.
O Museu do vinho nos Biscoitos, inaugurado em 1990, demonstra o processo de vinificação tradicional do arquipélago.

“Monumentos” Naturais:
O "Algar do Carvão" é famoso pelas suas grutas, que atingem uma profundidade de cerca de 328 pés (100 metros). É o único vulcão visitável em todo o mundo. Estas grutas espetaculares contêm estalactites, estalagmites e um lago interior. Perto do "Algar", as "Furnas de Enxofre" , "O Cabrito" e as grutas de "Balcões" e "Natal", são de especial interesse especialmente para os cientistas.
O "Monte Brasil", classificada como paisagem protegida nacional, dispõe de uma área de lazer, caminhos pedestres e zonas de churrasco, bem como uma vista fantástica sobre o Atlântico e a cidade.
Várias zonas balneares com piscina naturais estão espalhadas por toda a ilha; vale a pena visitar lugares como 5 Ribeiras, Biscoitos, Porto Martins, 4 Ribeiras, Porto Judeu, Vila Nova,.
Miradouros graciosos na Serra do Cume e Serra de Santa Bárbara.
"Angra do Heroísmo", cidade capital da Ilha, é uma majestosa construção do século XIX, um exemplo importante de rico património arquitetónico.
"Praia da Vitória" é uma cidade jovem, com as maiores e mais convidativas praias de areia da ilha Terceira. O património arquitetónico está concentrado nas igrejas e capelas.

Cultura e eventos
Os locais são, normalmente, pessoas muito descontraídas e alegres. Bastante acolhedores e sempre dispostos a mostrar aos turistas aquilo em que têm mais orgulho: a sua Ilha. A maioria das festividades, em torno da ilha, tem um caráter muito religioso e as mais importantes são as festas do Espírito Santo. Duram cerca de oito semanas entre o domingo de Páscoa e o domingo da Santíssima Trindade.

Festivais
Durante os três dias de carnaval, danças típicas acontecem nos salões das Casas de Povo de toda a Ilha; são manifestações singulares de teatro popular ("bailinhos"). Durante estas performances, cada grupo canta uma história, muitas vezes de uma forma satírica e engraçada.
As Sanjoaninas (Angra do Heroísmo) e Festas da Praia (Praia da Vitória) são as maiores e mais populares festas. As primeiras têm início no dia 20 de junho e as segundas na primeira semana de agosto. São uma combinação de animação, concertos, desfiles, touradas e comidas típicas, entre outros.

Touradas
Touradas são uma tradição muito antiga da ilha Terceira, uma ilha que ainda mantém muitas das suas antigas ganadarias antigas. A sua atividade é dividida em touradas de praça (ou na praia, durante as Festas da Praia) e as típicas touradas à corda, quando o touro corre nas ruas amarrado a uma corda comprida, seguro por um grupo de homens. A época de touradas, normalmente, decorre entre os meses de maio a outubro, em várias Vilas de toda a Ilha.

Gastronomia
A cozinha típica da Terceira é famosa pela alcatra, geralmente feita de peixe ou carne e também "Sopa de Espírito Santo", (sopa feita especialmente para a festa do Espírito Santo).
O marisco é, também, um prato muito apreciado: cavacos, cracas e lapas, todos eles preparados segundo receitas tradicionais.
Quanto aos doces tradicionais, o destaque vai para as Queijadas Dona Amélia, queijadas feitas com mel e canela que se associam às passas e cidras.
O "Verdelho dos Biscoitos" é o vinho mais produzido na Vila dos Biscoitos. Recomendamos os licores semi secos e doces, bem como a tradicional Angelica.

Estilo de vida

Restaurantes – Pode encontrar Restaurantes Típicos espalhados por toda a Ilha, ou outros com comida italiana, comida chinesa, fast food, snacks e saladas. Na Praia da Vitória poderá encontrar um restaurante vegetariano.  

Os preços por refeição podem variar entre 7 a 25 euros. Ao almoço, facilmente encontrará restaurantes que servem o que chamamos de "prato do dia" por menos de 10 Euros.
A maioria dos restaurantes abre para almoço entre 12h e as 14 e para jantar das 19h30 às 21h30. Depois das 21h30 poucos restaurantes estarão disponíveis para servir o jantar.

Bares e Pubs - embora seja uma ilha muito tranquila, existem alguns cafés e pubs no centro de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória (em frente à Praia), abertos até às 3h. Na época de verão, pode disfrutar de uma bebida nas agradáveis esplanadas, com música ao vivo, na Praia da Vitória.

Para os mais novos –Em Angra do Heroísmo, no Monte Brasil ("Relvão"), pode disfrutar de um momento mais relaxado enquanto os seus filhos brincam num espaço preparado especialmente para eles, com várias zonas de lazer, ou perto do cerrado do Bailão; no pavilhão Multiusos, pode testar a sua pontaria num jogo de Bowling.
Perto da Marina da Praia da Vitória, visite o skatepark e o parque infantil onde pode também alugar bicicletas para um agradável passeio ao longo da marginal,  junto ao mar.

Venha desfrutar deste paraíso no meio do Oceano Atlântico!

OFERTAS ESPECIAIS

GALERIA mais +

Sala

RESERVAR

Web Development © Via Oceânica 2011 - Todos os direitos reservados. Faça o seu seguro aqui